Frutas permitidas para cachorros

Saiba quais frutas fazem bem para seu bicho e em qual quantidade.

Alguns pets são loucos por frutas, mas os donos ficam meio aflitos de permitir que eles as comam indiscriminadamente. Será que eles estão certos?

Para a médica veterinária do Centro Veterinário Pacaembú, Adriane Tomimassu, os donos têm motivos para se preocupar sim. “Existem algumas frutas que não fazem muito bem ao organismo de seus pets, podendo predispor ao aparecimento de algumas doenças como diabetes”, diz.

Segundo Adriane, as frutas têm um tipo de açúcar que faz bem ao metabolismo, não contém açúcar industrializado e não são feitas somente de glicose, e sim frutose, que ajuda a reduzir riscos de diabetes.

Mas, apesar de boas para a saúde, nem todas as frutas são boas opções como frutas para pets. “O abacate tem muita gordura e açúcar, o que pode desencadear diarreia e sobrepeso se ingerido em excesso”, exemplifica.

Frutas em excesso podem ser tóxicas e, se seu animal se sentir saciado por conta desses alimentos, pode deixar de se alimentar com outras coisas que ele necessita. Uma ração ou comida caseira são fundamentais para uma dieta equilibrada.

Confira abaixo um guia completo para ajudar os donos a introduzir as frutas de maneira correta na alimentação dos seus pets:

Idade

Até os 6 meses de idade, a veterinária não recomenda que a fruta seja adicionada na dieta de cães e gatos, que necessitam de uma alimentação balanceada e específica durante seus primeiros meses de vida.

Frequência e quantidade

As frutas não devem fazer parte da dieta diária necessária para um cão e gato (carnívoros), deve ser oferecidas como petiscos ou recompensas em quantidade que signifique até 20% do que ele come em um dia.

Atenção às cascas e sementes

Alguns cachorros roem a casca da melancia até chegar na parte vermelha, mas em geral as frutas devem ser dadas aos pets domésticos sem cascas e sementes.

Além do risco de engasgar, as sementes podem ser tóxicas “As sementes de maçã, por exemplo, contêm cianeto, que é uma substância tóxica e compromete o estômago”, alerta a veterinária.

A indicação é que esses alimentos sejam dados aos animais sempre cortados sem casca e preferência sem sementes.

AS MELHORES FRUTAS:

– Cachorro pode comer MAÇÃ?

Ela tem fibras e pectina, que ajudam a regular a glicemia dos animais. Além disso, contém quercetina, um anti-inflamatório natural, e outros antioxidantes potentes contra o estresse oxidativo e o câncer.

Ela também é uma fonte do mineral borônio, que combate a artrite e a osteoporose. A casca da maçã concentra muitos antioxidantes que previnem, sobretudo, o câncer hepático.

Benefícios: Rica em probióticos, favorece a função intestinal, contribui para manter a imunidade alta e regula a glicemia dos pets.

Como servir: Com casca e em cubinhos. Retire as sementes, pois elas liberam ácido cianídrico, que é tóxico aos cães.

Cachorro pode comer BANANA?

Essa fruta é rica em potássio e fibras, além de ser uma ótima fonte de energia. Como a banana apresenta uma boa quantidade de fruto oligossacarídeos, conhecidos como FOS, fibras pro bióticas que auxiliam a função intestinal e o sistema imunológico.

“Ela é ideal para ser oferecida aos cães um pouco mais gulosos no período entre as refeições, já que produz a sensação de saciedade”, indica a veterinária.

Benefícios: Auxilia o sistema imunológico e a função intestinal, contribuindo para manter o organismo do animal saudável de modo geral.

Como servir: Sempre sem casca e em pequena quantidade.

Cachorro pode comer PÊRA?

Fonte de potássio, sais minerais e vitaminas A, B1, B2, C e niacina. A pera possui grande quantidade de fibras, que protegem o intestino de doenças inflamatórias.

Benefícios: Protege o intestino, auxilia a saúde dos tecidos conjuntivos e ajuda a manter a imunidade do bicho alta.

Como servir: Com casca e em quantidade moderada.

Cachorro pode comer KIWI?

Essa é uma fruta verdadeiramente poderosa. Ela possui duas vezes mais vitamina C que a laranja. Além de saborosa, também é rica em fibras, magnésio e diversos tipos de antioxidantes, capazes de proteger o seu pet contra o câncer.

Benefícios: Auxilia o fortalecimento dos ossos e tecidos conjuntivos e ajuda o sistema imunológico a se manter forte.

Como servir: Em pequenas quantidades e sem casca.

Cachorro pode comer MANGA?

Contém sais minerais, fibras, vitaminas A, B e C. Outro ponto a favor da manga são os carotenoides, que fortalecem o sistema imunológico, diminuem o risco de doenças degenerativas e têm alta ação antioxidante.

Mas há um alerta: a manga verde nunca deve ser oferecida para cadelas prenhes, pois possui substâncias abortivas.

Benefícios: Diminui o risco de doenças degenerativas, previne o envelhecimento precoce e ajuda a manter os tecidos conjuntivos do bicho saudáveis.

Como servir: Sem a casca e sem o caroço.

Cachorro pode comer MIRTILO?

Pouco conhecido no Brasil, o mirtilo é uma frutinha muito parecida com a amora. Ele é riquíssimo em antioxidantes, e é ótimo para prevenir o câncer, além de favorecer a função neurológica e de ser excelente para manter a imunidade do cãozinho alta. E o melhor de tudo: possui baixo teor de açúcar.

Benefícios: Evita o envelhecimento precoce, ajuda o pet a manter a função neurológica saudável, combate o câncer e mantém a imunidade alta.

Como servir: Com casca, mas sempre em pequenas quantidades.

Cachorro pode comer LARANJA?

Se o cão não tem gastrite, a laranja é uma ótima fruta para ser consumida. Possui vitaminas, principalmente a C, antioxidantes, substâncias anti-inflamatórias, antialérgicas, anti-hipertensivas e mais de 100 elementos anticâncer. Além disso, também é rica em fibras

Benefícios: Previne o envelhecimento precoce do bicho de estimação, é anti-inflamatória e antialérgica, além de ser uma forte aliada na prevenção de câncer.

Como servir: A laranja deve ser servida sem casca ou semente, mas com pele e bagaço.

Cachorro pode comer GOIABA?

Tanto a branca como a vermelha são ricas em licopeno, que protege os cães contra o câncer, além de reduzir o risco de o animal sofrer com hipertensão arterial. Também possuem forte capacidade antioxidante, devido à concentração de polifenóis.

Benefícios: Possui substâncias que protegem os cães contra o câncer e é uma forte aliada contra o envelhecimento precoce.

Como servir: Em pequena quantidade com ou sem casca.

Cachorro pode comer CAQUI?

Embora seja uma fruta um pouco doce demais, possui substâncias que ajudam a baixar o triglicéride, além de manganês, potássio, e na casca há agentes antitumorais.

Há também uma forte presença de carotenoides, que fortalecem o sistema imunológico, diminuem o risco de doenças degenerativas e possuem alta ação antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce.

Benefícios: Previne tumores, ajuda a baixar o triglicéride, fortalece o sistema imunológico e diminui o risco de doenças degenerativas.

Como servir: Pode ser servido com casca e em pouca quantidade.

Cachorro pode comer MORANGO?

A orientação é, sempre que possível, oferecer aos pets morangos orgânicos. Eles possuem propriedades que melhoram a função cerebral, vitamina C, ácido elágico, cuja ação antioxidante é muito bem vinda, e ácido gálico, que diminui o risco de câncer.

Além disso, o morango tem poucas calorias e ajuda a melhorar o aprendizado.
Benefícios: Diminui os riscos de câncer, é um forte aliado contra o envelhecimento precoce e melhora a função cerebral.

Como servir: Com pele e em quantidade moderada.

FRUTAS PROIBIDAS


Abacates, uvas passas e ameixas podem provocam lesões renais. Em geral, o ideal é evitar frutas muito gordurosas ou cítricas. “As gordurosas são mais difíceis de serem digeridas.

Já as cítricas, em grandes quantidades, podem fazer mal ao intestino grosso causando fermentação no órgão”, explica a médica.

Cachorro pode comer CARAMBOLA?

É melhor evitar oferecer ao pet essa fruta com forma de estrela. Ela apresenta grandes quantidades de ácido oxálico insolúvel, que pode prejudicar os rins com deposição de cálculos (“pedrinhas”) de oxalato de cálcio.

Na literatura científica recente há relatos de insuficiência renal aguda em pessoas e em camundongos por ingestão da fruta in natura ou do suco dela.

Cachorro pode comer UVA OU UVA PASSA?

Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas há relatos de sobra na literatura científica de cães que comeram uvas ou passas e desenvolveram falência renal aguda severa, em muitos casos, letal.

Qualquer tipo de uva ou passa, mesmo orgânicas, com ou sem casca e com ou sementes, e em qualquer quantidade, pode subitamente danificar os rins.

Mesmo cães que sempre comeram uvas sem prejuízo aparente podem sofrer uma crise. Acredita-se que essas frutinhas também sejam prejudiciais aos gatos.

“Na dúvida, e com tanta fruta segura à disposição, é melhor evitar”, recomenda.

Cachorro pode comer ABACATE?

O fruto contém persina, um derivado de ácido graxo presente nas folhas e cascas do abacate. Ela é especialmente tóxica a aves, cavalos, porquinhos-da-índia, caprinos e coelhos.

Os cães parecem ser menos suscetíveis à toxicidade da persina, mas é bom tomar cuidado e não permitir que ingiram as folhas e a casca do fruto. Ingestão excessiva de persina pode até levar a óbito.

A polpa do abacate (a parte da fruta que comemos) é segura para oferta, desde que com moderação, pois embora a gordura do abacate seja saudável, majoritariamente do tipo poli-insaturada, gordura é gordura: em excesso engorda e pode sobrecarregar o pâncreas.

E não se esqueça de retirar o caroço “Infelizmente não são incomuns cirurgias de emergência para retirar do estômago do cão um caroço retido”, testemunha a veterinária.

Fonte: Ana Maria Braga

Quer saber um pouco mais sobre quais frutas são indicadas e quais são proibidas para os nossos pets? A dra. Thais Acar te explica nesse vídeo!

  1. Realizei uma pesquisa e constatei que a semente do abacate engasga 100% dos animais. Cuidado dobrado com essa fruta heim meus amigos..

One comment

Agende um horário

Entre em contato, para mais informações

Segunda a Sexta: 8h às 20h
Sábado: 9h às 17h

    WhatsApp chat